A história de Split já tem 17 séculos, datando da época em que o imperador romano Diocleciano decidiu construir seu palácio bem na península perto da grande cidade romana Salona, onde queria passar os últimos anos de sua vida. Ao longo destes 1700 anos o Palácio transformou-se lentamente numa cidade, que ainda hoje seduz com a sua rica tradição, gloriosa história e beleza do seu património natural e cultural.
O Palácio Diocleciano e todo o núcleo histórico de Split estão na lista do Patrimônio Mundial da UNESCO desde 1979, e não apenas pela extraordinária preservação do Palácio, mas também porque o Palácio e sua cidade (ou a cidade e seu Palácio) continuam a viver uma vida plena. Todas as camadas históricas da antiga Roma, da idade média até hoje ainda são visíveis e vivas nesta estrutura. Um passeio pela cidade antiga leva-o através do tempo, ao longo dos grandes exemplos da arquitetura antiga como o Peristilo, a Igreja românica de meia-idade e o Palácio Gótico, os portais renascentistas das casas nobres, as fachadas barrocas e a arquitetura moderna que se fundem soberbamente no rico patrimônio.
Tal estratificação é espelhada na vida cotidiana de Split. Os habitantes locais sentam-se nos mesmos cafés, restaurantes, fazem compras nas mesmas lojas que os turistas, dando-lhes a impressão de que, ao chegarem a Split, passaram a fazer parte da cidade e do seu ritmo. O mercado de vegetais e o mercado de peixe representam o centro da vida de cada família em Split, assim como toda a vida social desta cidade de 200 mil habitantes se reflete na Riva (zona ribeirinha), onde cada hóspede deve se esforçar para tomar seu café ao lado de barulhentas e temperamentais povo de Split.
Split é muito mais do que um cenário arquitetônico glorioso. Split é também um local para excelentes experiências gastronômicas e vitivinícolas, inúmeros acontecimentos culturais como festivais de cinema e teatro, exposições, excelentes museus e shows, uma cidade que oferece modos ecléticos de entretenimento, começando com vários clubes e bares, passando por festivais de rua e eventos.
Split possui também inúmeras praias com mar extraordinariamente limpo, desde o conhecido Bačvice até os oásis isolados de pedra ao redor de Marjan.
Solicite nossos serviços:
Podemos fornecer informações e links para reservas de todos os aspectos da sua viagem.
Sugestões de roteiros que privilegiem seus interesses, hotéis, restaurantes, museus, passeios específicos, aluguéis de carro, barco , bicicleta, cruzeiros, tour com os guias locais ou com um guia exclusivo que fala português.
.
Não deixe de visitar o monumento a Gregório de Nin (Grgur Ninski em croata), criado pelo mais famoso escultor croata Ivan Mestrovic. A estátua é um imponente 6 metros de altura. Acredita-se que tocar o polegar traz felicidade e realização de desejos. Visite também a Galeria Mestrovic, onde poderá apreciar varias obras deste grande escultor croata.
São tantas as opções próximas à Split: praias urbanas ou mais afastadas com paisagens naturais, passeios de barco às ilhas ou à Lagoa Azul, ruinas da cidade Romana de Salona, Parque Krka, cenários da série “Game of Thrones”como o Forte Klis, passeio à maravilhosa e histórica cidade de Trogir, também patrimônio da humanidade.
Ingredientes frescos, peixes e frutos do mar são constantes na gastronomia de Split, sendo o pescado do dia um dos pratos mais populares. Servidos nas konobas (tavernas) e em restaurantes da região. Outra opção são pratos à base de carne de cordeiro, além da famosa Pašticada, carne de vaca marinada e cozida em um molho especial a base de vinho. Queijos como os fabricados na ilha de Pag , uma iguaria juntamente com embutidos e os típicos “salgados” croatas, com massa folheada, e recheios de queijo ou geleia.